Polémica: Henrique Garcia arrasa a RTP

Henrique GarciaDurante anos foi trabalhador da RTP e, só ingressou na TVI depois de o amigo de longa data, José Eduardo Moniz, ter tomado conta dos destinos da TVI.

Agora, o ex-jornalista da RTP vem a público arrasar a estação pública, num tom muito crítico, não poupa a RTP:

“Se a RTP deixasse de existir, provavelmente, ninguém daria por isso”, porque os telespectadores “estariam servidos com os outros canais que existem”.

Numa altura em que a nova administração da RTP, liderada por Gonçalo Reis, conhece os cantos à casa, Henrique Garcia considera que deve ser “tudo repensando”. Garcia defende uma mudança de rumo: uma televisão pública com uma programação “alternativa”, diferenciada dos concorrentes SIC e TVI e fora da “guerra” das audiências. “O mais perto do serviço público que encontro na RTP é a RTP2”, sublinha.

Henrique Garcia “esperaria mais qualidade” na RTP e programas que o “prendessem” ao pequeno écran. Gostava que houvesse mais “grande reportagem feita em português” e noticiários menos longos. Sente também a falta de ver peças de teatro na televisão pública e mais ficção nacional, “sem ser a telenovela”.

“Preferiria outro tipo de produtos mais elaborados, mais ricos, portanto, mais caros, portanto mais dificilmente suportáveis por um orçamento que encolhe, encolhe, encolhe”, admite o pivot da TVI 24.

E quanto à Liga dos Campeões em futebol que contribuiu para a saída da anterior administração da RTP? “Aí está uma coisa que eu acho que não faz sentido, qual é o serviço público aí”, responde o jornalista. Já em relação ao custo da RTP, Henrique Garcia argumenta que o custo do actual serviço público de televisão “é tal que torna incomportável a viabilidade da empresa” e pergunta: “Não valeria a pena pegar nesse dinheiro e aplicá-lo na Educação, na Saúde, onde há pessoas a morrer?”

Garcia sustenta que o único aspecto que diferencia a RTP da SIC e TVI é a forma de financiamento e mostra-se pessimista em relação ao futuro dos meios de comunicação em Portugal.

“Talvez isso resulte do excesso de oferta que há, da grande disputa de mercado que os privados já fariam entre si, mas são obrigados a fazer com uma outra entidade semi-pública [a RTP], que não se entende muito bem se é pública ou se é privada. Vive à custa do erário público, à custa de todos os contribuintes, como também vai tirar uma fatia, embora menor, do bolo às televisões comerciais. É essa ambiguidade que é preciso resolver de uma vez por todas”, conclui.

1 thoughts on “Polémica: Henrique Garcia arrasa a RTP

Add yours

Deixa o teu comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑